terça-feira, 21 de setembro de 2010

Mitos e Verdades Sobre Saúde

1) Deve-se evitar comer ovo durante a gravidez?
VERDADE
Por ser um alimento com grande quantidade de bactérias, deve ser evitado cru ou "mal passado" (gema mole).


Grávida? Evite ovo cru ou de gema mole.
2) Comer alimentos ricos em carboidratos à noite engorda? 
MITO
É fundamental comer alimentos ricos em carboidratos em todas as refeições. Para que a alimentação esteja balanceada, ela precisa distribuir bem: carboidratos, proteínas e lipídeos. Por isso, o carboidrato deve ser consumido também à noite, mas claro na quantidade adequada, sem exageros.


3) Margarina é mais saudável que manteiga? 
MITO
Na verdade, a margarina é ainda menos saudável que a manteiga, pois possui gordura do tipo trans, já que para que se torne da consistência adequada ela sofre o processo de higrogenação, onde a gordura insaturada passa a ter a estrutura de gordura do tipo trans. Este tipo de gordura aumenta o LDL-colesterol e diminui o HDL-colesterol, sendo assim, é mais prejudicial à saúde do que a manteiga, que por ser de origem animal somente aumenta o LDL-colesterol. O ideal é consumir outras formas de gordura como o azeite de oliva e os óleos vegetais na sua forma natural.

Manteiga ou Margarina?

Hoje no mercado já existem margarinas isentas de gordura trans. Este tipo de margarina sim, pode ser mais saudável do que a manteiga.


4) Consumir tomate ou molho de tomate pode diminuir os riscos de câncer de próstata? 
VERDADE
Existem alguns estudos que comprovam que o consumo de tomate ou molho de tomate, por serem ricos em licopeno, diminui as chances de aparecimento de câncer de próstata. Porém, existem vários fatores que podem influenciar no surgimento da doença, mas a prevenção é fundamental.

5) Ler dentro de veículos em movimento causa descolamento de retina?
MITO
Ler em movimento pode causar tontura ou náusea por desequilíbrio do labirinto, mas não causa descolamento de retina. Caso não haja mal-estar pode-se ler à vontade sem receio ou risco algum.

Ler no carro: Pode.
6) Quem lê demais fica com a vista cansada?
MITO
Ler nunca fez mal a ninguém. A vista cansada, chamada tecnicamente de presbiopia, é resultado do processo natural de envelhecimento. Com o tempo, o cristalino vai perdendo a capacidade de foco. E isso independe da exigência dos olhos.


Chicletes podem ser benéficos para os dentes: Mas sem exageros.
7) O chiclete pode ser benéfico para a higiene bucal
VERDADE
A mecânica de mascar e o atrito da goma com os dentes provocam uma limpeza superficial dos dentes. Quanto mais espessa ela for, melhor será o resultado. "Mas o chiclete não substitui a escova e o fio dental e nem tem o poder de remover a placa bacteriana ou prevenir a formação dela", explica o dentista.

8) Alimentos integrais, como arroz e pão, têm menos calorias que os normais.
MITO
Esse é um dos principais pecados das pessoas que querem emagrecer e apelam para os alimentos de grãos integrais. Rosemary Marlière Létti, especialista em obesidade, explica que eles são mais saudáveis por serem ricos em fibras, mas quem está de dieta deve consumir esses alimentos com moderação. Exemplo: uma fatia de pão de forma comum possui 74 calorias, e o integral, 100 calorias.


Fontes:

http://www.gineco.com.br/entrevista-com-o-especialista-gravidez/mitos-e-verdades-sobre-a-gravidez

http://cyberdiet.terra.com.br/mitos-e-verdades-da-alimentacao-2-1-1-404.html

http://www.drqueirozneto.com.br/mitos_verdades/index.htm

http://www.minhavida.com.br/conteudo/5617-conheca-os-mitos-e-verdades-do-chiclete.htm

http://gigadicas.com/mitoseverdades2.html

Nenhum comentário: