quinta-feira, 23 de setembro de 2010

Entrevista de Emprego: Não dê vexame.

É um assunto delicado, mas não tem mistério. Seguir essas regrinhas básicas vai te ajudar a se sair muito bem em qualquer entrevista:


Seja educada e simpática com todos.

Não fale demais. Mostre-se como uma pessoa comunicativa, mas não exagere, e permita que o entrevistador pergunte tudo o que precisa.

Não fale de sua vida pessoal. Isso demonstra falta de profissionalismo, e as vezes o rótulo "chata (o)" fica em você.

Não fale mal do antigo emprego. Você transmitirá uma péssima impressão. Além de um comportamento considerado negativo, é falta de profissionalismo.

Conheça a empresa. Não chegue para uma entrevista desconhecendo quem são os empregadores e o que eles fazem.

Seja média (o). Não muito modesta (o), nem exagerada na exibição. Tenha segurança de que você é capaz e está apta (o) para o emprego, mas garanta que está disposta (o) a aprender o que for necessário. Todo mundo gosta de gente pró-ativa.

Cuidado com as perguntas. Não fique obcecada (o) em perguntar de cara sobre o salário, benefícios e tudo o que estiver querendo saber. Espere que o entrevistador passe todas as informações. De repente as suas perguntas nem serão necessárias.

Apareça com um sorriso. Seja educada (o), simpática (o), olhe nos olhos durante a conversa, e tenha atenção. Evite indícios de nervosismo, como mexer nos cabelos, na roupa ou em algum objeto. Seja legal também com as pessoas da recepção e os demais candidatos. Não é incomum que você esteja sendo observada (o).

Esteja decente e apresentável. Vá arrumada (a), mas não exagere na produção. Afinal, você quer um emprego, não desfilar numa passarela.

Não minta, nem decore um texto. Dê respostas espontâneas e sinceras. A mentira sempre é descoberta, e vai sujar a sua imagem.

Nenhum comentário: